Testemunhos Medicina Tradicional Chinesa

Edemas nas pernas

“Tenho 23 anos e sofro de retenção de líquidos desde os 17 anos, praticamente desde que comecei a trabalhar 8h em pé que este problema se revelou, e ao longo dos anos agravou-se mais, na minha família há vários casos assim, onde pioram e se tornam problemas de varizes e derrames. Tenho muito medo de chegar a este ponto, quero evitar de todo chegar a um estado desses, por isso comecei a fazer sessões de 30 minutos de Electro-Acupunctura com o Dr. Paulo. Após cada sessão sinto-me outra, muito menos inchada, as pernas principalmente não estão tão doridas e deixo de fazer hematomas por tudo e por nada, e a sensação de conforto é óptima!”

Mónica Trêpo, 23 anos
Maquilhadora profissional

Dores crónicas na coluna

“Quando entrei no consultório do Dr. Paulo Franco era uma pessoa triste, porque estava constantemente com dores na cervical, o que me provocava fortes dores de cabeça e na lombar, o que me dificultava os movimentos.
Eu dependo da minha saúde e condição física. Consultei mais de 10 médicos desde os 30 anos de idade. Exames, fisioterapias, hidroterapias e excesso de medicações. Bem, graças a uma amiga e à insistência da minha mãe decidi ir a uma sessão de Acupunctura, curiosamente o que eu sempre recusei porque tinha pavor a agulhas.
O que torna tudo realmente notável é que logo na primeira sessão de tratamento senti-me mais leve e praticamente sem dores, sem dúvida um imenso alívio, e à segunda sessão as dores desapareceram. Consigo finalmente aos 41 anos ter mais qualidade de vida e aproveitá-la da melhor forma. Continuarei a fazer a manutenção até ao resto da minha vida, porque só a sensação de bem-estar comigo próprio é algo que eu não dispenso.”

Anabela Teixeira, 41 anos
Empresária

Dores no cóccix devido a queda de cavalo

“Descobri a Medicina Tradicional Chinesa há doze anos, através do Dr. Paulo Mascarenhas Franco. O meu primeiro tratamento com MTC surgiu na sequência de uma queda de cavalo que resultou numa dolorosa inflamação no cóccix. O Dr. Paulo Franco tratou a lesão recorrendo à acupunctura e electropunctura, assim como à fitoterapia. O tratamento foi muito eficaz: apenas uma semana depois da queda já estava totalmente reabilitada.
Como cavaleira, sabia que aquele tipo de lesão era muito difícil de ultrapassar com tanta rapidez, mesmo com recurso a químicos.

O sucesso do tratamento suscitou-me um grande interesse nos métodos e princípios que presidem à MTC. Surgiram muitas questões, que foram sempre gentilmente esclarecidas pelo Dr. Paulo Franco e, a partir daí, não só eu, mas quase toda a família e muitos amigos, passámos a recorrer aos seus serviços para a resolução dos mais diversos problemas de saúde, tais como a minha sinusite e dismenorreia, a osteoporose da mãe, as enxaquecas da cunhada, a ciática da tia, a depressão da amiga… e a lista continuaria longa.

A MTC acabou por entrar, progressivamente, nas rotinas do quotidiano, transformando a minha alimentação e a minha abordagem à saúde.

Já nem me recordo da última vez que tomei algum fármaco e há mais de dez anos que não recorro à medicina convencional para tratar de qualquer doença.

Como desportista profissional, com uma vida activa e desgastante, confio plenamente nesta medicina milenar que visa o bem-estar do corpo como um todo – sem agressões e sem químicos – e na experiência e no saber do meu terapeuta, o Dr. Paulo Franco.”

Marta Duarte, 27 anos
Equitadora Profissional

Dores de tendinite e calcificações no ombro

“É com muita satisfação que deixo o meu testemunho em como a Acupunctura ajudou a resolver o meu problema… dores fortes no ombro esquerdo, repentinas e impeditivas de qualquer movimento, e que me levaram ao desespero!

No hospital disseram-me que era uma tendinite e, posteriormente, durante a realização de uma ecografia ao ombro, o médico constatou que tinha duas calcificações, a maior com 15mm, depositadas em redor do tendão supra-espinhoso, que causavam a tendinite.

Desde então comecei a fazer tratamentos de electro-acupunctura com o Dr. Paulo Franco e as dores começaram a diminuir, até desaparecerem na totalidade na 4ª sessão. Quando fui a outro médico, um ortopedista especialista em doenças dos ombros, num curto espaço de tempo, cerca de dois meses, qual não foi o meu espanto, e o do médico, quando no Raio X já não existiam calcificações no ombro!

Até hoje nunca mais tive dores, desde há 5 meses, e a ideia de uma possível operação está fora de questão.”

Carla Garcez, 39 anos
Professora do Ensino Secundário

Melhoria generalizada do estado de saúde

“Há 4 meses iniciei uma sequência de tratamentos com o SCIO (antecessor do Indigo), abrangendo várias patologias, e desde então tenho sentido melhoras consideráveis a nível cardíaco, respiratório, enxaquecas e questões ósseas e articulares, com redução e eliminação de dores na coluna vertebral, joelhos, articulação temporo-mandibular (com redução da amplitude de abertura do maxilar e dor significativa, que passou completamente) e anca.”

Maria Helena Gonçalves, 58 anos
Professora do Ensino Secundário

Dores na coluna e nas articulações

“Comecei a queixar-me de dores na coluna e nas articulações. Aos 16 anos diagnosticaram-me uma escoliose lombar e osteopenia avançada.

Desde então foi uma “correria” de médico em médico, fisioterapia, enfim, tentativas de resolução dos meus problemas. Contudo, o meu estado agravava-se cada vez mais ao ponto de as dores se tornarem intoleráveis. As 100 sessões de fisioterapia que fiz aumentaram a rigidez na coluna e uma simples caminhada de trinta minutos era o suficiente para me deixar arrasada. E foi então que decidi recorrer à medicina tradicional chinesa, nomeadamente à vertente da Acupunctura, com Dr. Paulo Franco.
As melhoras começaram a notar-se ao fim de poucas consultas até que a minha situação se foi controlando. Hoje em dia não tenho dores, aguento bem as caminhadas e posso dizer que a minha qualidade de vida aumentou drasticamente.”

Diana Fontinha, 20 anos
Estudante

Dores no joelho e anca

“Sou professora de Educação Física e ex-ginasta de Alta Competição de Ginástica Rítmica com um percurso de 17 anos, com muitas horas de treino, principalmente nos anos que antecederam Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos.

Devido à prática intensa, sofri várias lesões e no último ano, com 44 anos, tive fortes dores no joelho e anca.
Após 6 sessões de Electro-Acupunctura realizadas pelo Dr. Paulo Franco, as dores no joelho passaram completamente e as da anca reduziram bastante.”

Maria João Falcão
Ginasta Olímpica em Los Angeles em 1984, 3 Campeonatos do Mundo e 3 Campeonatos da Europa.

Perturbações do sistema digestivo e esgotamento físico e emocional

“Após um período de trabalho e estudo intenso, sentia-me física e emocionalmente esgotada. Apresentava vários sintomas físicos dolorosos: dores de estômago, obstipação, hemorróidas, digestões difíceis entre outros mais pontuais. Foram estes problemas físicos que me levaram a procurar o Dr. Paulo Franco, recomendado por uma amiga.

A atenção, o profissionalismo e a disponibilidade que recebi na primeira consulta deram-me a certeza de que estava no sítio certo. Tudo me foi muito bem explicado e, naquele momento, aprendi a olhar para mim e para o meu corpo de outra forma. De repente, tudo começou a fazer sentido – sintomas, sentimentos, emoções – e esta foi a primeira mais-valia que eu recebi de todo o tratamento que fiz. Passei a conhecer-me e a compreender-me de outras perspectivas. Quem passa por isto, sabe do que eu estou a falar.

O Dr. Paulo Franco recomendou-me sessões de acupunctura em simultâneo com fitoterapia. Sei que pouco tempo depois comecei a sentir melhoras físicas. Não só para os problemas físicos de que me queixava, mas também em outros aspectos do meu corpo notei diferenças para melhor.  Emocionalmente, e quase em dar por isso, pois não era essa a minha preocupação, senti-me fortalecer e recuperar a alegria de viver o dia-a-dia. Lembro-me que no final de cada sessão de Acupunctura me sentia capaz de fazer imensas coisas. Era uma sensação semelhante a quando voltamos de umas boas férias – temos força, energia e vontade de fazer tudo. E esta sensação de bem-estar, tranquilidade e controlo sobre nós passa a fazer parte intrínseca da nossa vida. E sabemos que, a qualquer momento, podemos ir beber mais à fonte.”

Ana Lúcia, 36 anos
Professora

Alergias crónicas e debilidade imunitária

“O meu filho Sebastião, na altura com 6 anos, seguia uma terapêutica prescrita pela sua Alergologista, há já 2 anos, uma vez que as sua alergias resultavam em ataques de asma em situações agudas. A terapêutica consistia em 4 medicamentos, todos corticóides, tomados 2 vezes ao dia, 11 meses por ano (descansava no mês da praia). Mas apesar do fortíssimo esquema terapêutico, não se conseguia evitar as pneumonias, que aconteciam, pelo menos, uma vez por ano. E foi assim que cheguei à Medicina Tradicional Chinesa: em desespero de causa e pela mão do Dr. Paulo Franco, por indicação de uma pessoa conhecida. “Não custa tentar. Mal não faz” – disseram-me.

E eu fui. Após uma consulta pormenorizada, a terapêutica química foi substituída por fitoterapia assim como um plano alimentar também ele adequado às necessidades preventivas, em ambos os casos direccionados concretamente para o problema do foro respiratório em causa.

Devo dizer que, volvidos 4 anos, o Sebastião nunca mais tomou um antibiótico, nunca mais teve uma crise de asma, nunca mais esteve doente! Até as constipações resumem-se a uns espirros e pouco mais, sendo que a intervenção do Dr. Paulo, através da fitoterapia prescrita, consoante o caso do momento, é SEMPRE eficaz, debelando o problema em pouco mais de 24 horas.

Foi o Dr. Paulo Franco com capacidade de análise e as suas terapias/tratamentos que devolveram a qualidade de vida e bem-estar ao Sebastião e consequentemente a nós, pais, que vivíamos em permanente ansiedade e preocupação.”

Como já alguém dizia: “Contra factos, não há argumentos!”

Dado o largo sucesso que tivemos no tratamento do Sebastião, comecei a aplicar os mesmos tratamentos aos meus outros filhos e ao meu marido, sempre com o mesmo sucesso do Sebastião. Em novas situações falava com o Dr. Paulo Franco que, até pelo telefone, me dava indicações preciosas para o caso do momento. Acabei também eu por consultar o Dr. Paulo Franco, uma vez que também tenho problemas de alergias, dores de cabeça e vivo permanentemente em stress. O Dr. Paulo Franco, com sessões de Acupunctura, Fitoterapia e massagens de relaxamento devolveram-me um bem-estar que há muito não sentia. Hoje em dia, somos uma família totalmente rendida a esta medicina alternativa e depositamos no Dr. Paulo Franco grande confiança relativamente à sua capacidade de análise do problema e nos tratamentos que depois adequa a cada situação.

Ana Oliveira
Bancária